Atividades em casa

Mudança de hábitos

A atividade física abrange não apenas a realização de exercícios de treinamento, mas também os movimentos que fazemos diariamente, tais como as tarefas domésticas, caminhar, andar de bicicleta e até jogar bola. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualquer esforço exercido pelo sistema musculoesquelético que resulte em um consumo de energia maior do que aquele na posição de repouso é classificado como atividade física.¹

Muitas pessoas consideram um desafio inserir atividade física em sua rotina. Estão sempre impondo barreiras que os impeçam de serem ativos, como a falta de tempo, a falta de confiança em estar ativo de forma segura e correta e, principalmente, a falta de motivação.

Mas, se esse é o seu caso, é hora de rever seus conceitos. O sedentarismo em pacientes com doenças reumáticas é extremamente prejudicial, tanto fisicamente, pois implica na redução da força muscular, na falta de condicionamento e maior rigidez, quanto psicologicamente, através de sentimentos como medo de movimentos, depressão e perda de autoconfiança. ¹

Encontrar atividades agradáveis e práticas é o primeiro passo importante para se tornar uma pessoa ativa. Você pode começar mudando alguns hábitos de vida diária. Veja algumas dicas de como fazer isso:

  • Se você mora em apartamento, subir 2 ou 3 andares de escada ao chegar em casa ou no trabalho;
  • Dispensar o interfone e o controle remoto;
  • Estacionar o automóvel intencionalmente num local mais distante;
  • Dispensar a escada rolante no shopping-center.

É preciso se adaptar

Além de se manter ativo, mudanças de atitude e até mesmo estruturais podem contribuir com o seu bem-estar. As adaptações de utensílios domésticos são alguns dos recursos que você pode utilizar a seu favor, pois promovem a melhoria da preensão e a redução do estresse articular².

Veja o que você pode fazer²:

  • Substituir maçanetas e torneiras arredondadas por outras em formato de cabo, elas exigem menos esforço das articulações;
  • Fazer uso de um carrinho de compras ao invés de carregar muitas sacolas ao voltar do supermercado;
  • Envolver cabos de talheres, canetas e escova de dente e de cabelo com tiras elásticas ou em neoprene. Deixá-los mais grossos favorece o manuseio;
  • Substituir copos por canecas;
  • Usar um descascador de legumes ao invés de faca;
  • Preferir os dispensadores de sabonete líquido e detergente aos frascos comuns;
  • Adaptar suas roupas, usando velcro ao invés de botões, por exemplo;
  • Evitar mover as panelas entre a pia, o fogão ou a mesa apenas pelo cabo, usando um apoio nos fundos.

Essas simples atitudes podem fazer toda a diferença na hora de realizar as suas atividades de vida diária. Experimente mudar os seus hábitos e confira os benefícios no seu dia a dia.

Referências bibliográficas

1.   Giuseppe Musumeci. Effects of exercise on physical limitations and fatigue in rheumatic diseases. World J Orthop v.6(10); 2015 Nov 18.

2.   Pedro Henrique Tavares Queiroz de Almeida et al. Terapia ocupacional na artrite reumatoide: o que o reumatologista precisa saber? Ver. Bras. Reumatol. 2015;55(3):272–280.

Central de Atendimento - 0800 771 2550

Atendimento de segunda a sexta das 8h às 20h

WhatsApp - 11 941950709