Artrite psoriásica

31 de março de 2025 4 min. leitura

Compartilhe este conteúdo:

Imagem Hero
Vamos falar sobre a sua saúde?
Acreditamos que todas as pessoas merecem viver a melhor vida possível e que informação é um dos pilares mais importantes na jornada do tratamento.

Se você recebeu o diagnóstico de artrite psoriásica (AP) ou desconfia que pode ter essa condição, conte primeiramente com as orientações de seu(sua) médico(a), que é uma pessoa-chave para o êxito de seu diagnóstico e tratamento.

E nós estamos aqui para apoiar você com informações que vão ajudá-lo(a) a lidar com seus sintomas e a manter uma boa qualidade de vida, tanto física como mental.

O que é a artrite psoriásica?

A artrite psoriásica é uma condição inflamatória crônica que impacta articulações, ligamentos, tendões e pode acometer a coluna. Além de impactar a saúde física, as dores articulares também podem afetar o bem-estar emocional e as relações sociais de quem possui essa condição.1,2

Essa artrite é uma condição que se manifesta de diferentes maneiras e faz com que cada paciente tenha uma experiência única.1

Artrite psoriásica

Quais são as causas?

As causas específicas da artrite psoriásica ainda não são conhecidas, mas sabe-se que fatores genéticos, imunológicos, infecciosos e ambientais parecem estar envolvidos. Foi observado que o líquido sinovial presente nas articulações de pessoas com artrite psoriásica possui níveis elevados de compostos inflamatórios que são liberados por células do sistema imune que invadem essa região.3,4

Conheça alguns fatores de risco que podem influenciar o surgimento dessa condição autoimune:4,5

Histórico familiar

Histórico familiar e presença de determinados genes.4

Estilo de vida

Estilo de vida: estresse, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.4,5

Psoríase grave

Psoríase grave.5


Incidência e prevalência

1 em cada 3 pessoas com psoríase desenvolve artrite psoriásica. Homens e mulheres são afetados em proporções semelhantes, geralmente, 10 anos depois do surgimento da psoríase.

Sinais e sintomas

A artrite psoriásica (AP) pode surgir de forma lenta, com sintomas leves, ou se manifestar rapidamente, com sinais mais intensos. Entre os sintomas mais comuns, estão:4-6

Lesões cutâneas psoriásicas

Lesões cutâneas psoriásicas;4

Cansaço constante

Cansaço/fadiga;5,6

Rigidez ao acordar

Rigidez ao acordar;5

Sensibilidade, dor ou inchaço

Sensibilidade, dor ou inchaço em uma ou mais articulações ou nos tendões;5,6

Dedos das mãos ou dos pés inchados

Inchaço nos dedos das mãos ou dos pés, com aspecto de “salsicha”;4,5

Dor na região lombar

Dor ou rigidez na coluna;5,6

Alterações nas unhas

Alterações nas unhas, como furinhos, manchas brancas ou descoloração.5,6

Os sintomas da artrite psoriásica podem variar de pessoa para pessoa e em intensidade.1,5


Mitos e verdades

Tanto a artrite psoriásica quanto a psoríase em placa são contagiosas? Artrite psoriásica e psoríase em placas não são contagiosas. Existe uma relação genética entre membros da mesma família, mas não existe risco de contágio por abraço, toque ou por objetos.
A artrite psoriásica só afeta as mãos e os pés? Outras articulações podem ser afetadas e outras regiões do corpo além das articulações como os olhos e o trato gastrointestinal
Exercícios físicos são recomendados para tratar a artrite psoriásica. Exercícios físicos podem fazer parte do cuidado e devem ser supervisionados por profissionais habilitados evitando dor ou esforço excessivo nas articulações.

BR-DA-2500043 – Maio/2025


Dicas de sucesso!

Converse com um profissional de saúde.
Estudos demonstram que controlar os sintomas da artrite psoriásica pode gerar um efeito benéfico tanto para a saúde física e mental quanto para o bem-estar de pessoas que lidam com essa condição.1,2

Mantenha o engajamento
Quais são as atividades recomendadas?

Cuide de sua saúde mental.
Devido a dor, estresse e ansiedade, a dificuldade para se concentrar ou trabalhar pode ser uma realidade e é por isso que o acompanhamento com uma equipe de saúde multidisciplinar pode te ajudar a cultivar o bem-estar durante essa jornada.2

Mantenha-se em movimento.
Praticar exercícios físicos com a orientação e a supervisão de um profissional habilitado pode ajudar a evitar o sobrepeso e a melhorar a qualidade de vida. Apesar das dores e das inflamações, é possível adotar uma rotina com exercícios que fazem bem.5,7

Mantenha-se em movimento!
Conte com o Programa Sempre em Frente para seguir a rotina com mais confiança!

Conte com o Programa Sempre em Frente para seguir a rotina com mais confiança! Estamos ao seu lado, oferecendo apoio desde o início do seu tratamento, com orientações de acesso ao seu medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou plano de saúde, com assistência para autoaplicação e diversos materiais úteis para facilitar sua rotina e realizar o uso correto das medicações. Fale com nossa equipe de especialistas pelos canais do programa: via site e WhatsApp (24 horas) e central de atendimento (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, em dias úteis). Estamos prontos para esclarecer suas dúvidas e apoiar você no que for preciso!

Falar agora


Referências bibliográficas:

  1. 1. James, L.; Hailey, L. H.; Suribhatla, R. et al. The impact of psoriatic arthritis on quality of life: a systematic review. Ther Adv Musculoskelet Dis. 2024;16:1759720X241295920.
  2. 2. Husni, M. E.; Merola, J. F.; Davin, S. The psychosocial burden of psoriatic arthritis. Semin Arthritis Rheum. 2017;47(3):351-360.
  3. 3. Ocampo D V, Gladman D. Psoriatic arthritis. F1000Res. 2019;8:F1000 Faculty Rev-1665.
  4. 4. Goldenstein-Schainberg, C.; Favarato, M. H. S.; Ranza R. Conceitos atuais e relevantes sobre artrite psoriásica. Rev Bras Reumatol. 2012;52(1):98-106.
  5. 5. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Comissão de Artrite Psoriásica, gestão 2022-2024. Artrite Psoriásica. Cartilha para pacientes com Psoríase e Artrite Psoriásica. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/artrite-psoriasica-2/. Acesso em: 20 abr. 2025.
  6. 6. Kerschbaumer, A.; Fenzl, K. H.; Erlacher, L.; Aletaha, D. An overview of psoriatic arthritis – epidemiology, clinical features, pathophysiology and novel treatment targets. Wien Klin Wochenschr. 2016;128(21-22):791-795.
  7. 7. Zarpellon, R. S. M.; Dias, M. M.; Skare, T. L. Perfil nutricional na artrite reumatoide. Rev. Bras. Reumatol. 2014;54(1):68-72.

Cadastre-se no programa

Se você já recebeu a indicação do Programa Sempre em Frente pelo seu médico, realize seu cadastro aqui no site, pela central de atendimento ou via WhatsApp e tenha acesso a todos os benefícios desenvolvidos especialmente para o seu tratamento.

Cadastre-se aqui
Links úteis