Alimentação

Fique atento à sua alimentação

A alimentação é a maior aliada à manutenção de um organismo saudável. A manutenção do sistema imunológico e da saúde dos demais sistemas e órgãos pode ser otimizada por uma dieta saudável. Por isso, optar por refeições à base de alimentos naturais e caseiros, principalmente aqueles com propriedades funcionais, ou seja, que oferecem benefícios à saúde, pode ajudar muito no tratamento de qualquer doença. Mas, no tratamento das doenças reumáticas e inflamatórias, os cuidados com a alimentação são ainda mais importantes, já que os hábitos alimentares podem influenciar diretamente na sua qualidade de vida, uma vez que certos nutrientes têm implicações no metabolismo celular e podem interferir no processo inflamatório.¹

Procure manter uma dieta balanceada

Se você não tem nenhum tipo de restrição alimentar, é importante manter uma alimentação balanceada, com a ingestão de todos os grupos alimentares. Os carboidratos são responsáveis por fornecer energia ao longo do dia. As proteínas são fundamentais para a regeneração de órgãos, tecidos e células. As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, consideradas gorduras boas, melhoram nos níveis de colesterol, garantem saciedade e atuam como anti-inflamatório. Já as vitaminas e minerais, presentes nas frutas, verduras e legumes são importantes para o bom funcionamento do organismo.

Principais fontes por grupo alimentar:

Carboidratos

Pães, torradas, bolachas, tapioca, bolacha de arroz, bolo, cereais integrais.

Proteínas

Carne, peixe, frango, leite de vaca, leite de soja, leite vegetal, queijo minas, ricota, cottage, ovo mexido.

Gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.

Azeite, abacate, açaí, oleaginosas (castanha-do-pará, amêndoas, nozes, pistache, avelãs) e sementes em geral.

Vitaminas e Minerais

Frutas, legumes, verduras.

O poder dos alimentos antioxidantes

Alguns estudos têm demonstrado uma associação entre o consumo de alimentos antioxidantes e a menor formação de radicais livres no organismo, apresentando um efeito protetor no desenvolvimento de doenças como a artrite reumatoide. Desta forma, fica clara a importância da ingestão de alimentos ricos em micronutrientes antioxidantes (vitaminas E e C, flavonoides, zinco e β-caroteno), a fim de contribuir para a prevenção de lesões articulares e perda da função reumática. ²

E inserir alimentos antioxidantes nas suas refeições é mais fácil do que você imagina. Veja como: ³

  • Vitamina E (óleo de germe de trigo, vegetais verdes, gema de ovo, gordura do leite, manteiga, carne, nozes e óleos vegetais);
  • Flavonoides (frutas, hortaliças, café, chás, chocolates, vinhos e suco de uva);
  • Vitamina C (frutas cítricas, tomates, melões, morangos e goiaba);
  • β-Caroteno (cenoura, batata doce, abóbora, pêssego e melão);
  • Zinco (leite, fígado, moluscos, arenque e farelo de trigo).

Dez passos para uma alimentação adequada e saudável⁴

De acordo com o Guia Alimentar Para A População Brasileira, do Ministério da Saúde, além da preocupação com a ingestão de alimentos saudáveis, é preciso ter atenção a outros fatores que contribuem efetivamente para uma alimentação adequada:

  • Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
  • Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
  • Limitar o consumo de alimentos processados;
  • Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
  • Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
  • Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
  • Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
  • Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
  • Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
  • Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação; veiculadas em propagandas comerciais.

Se possível, busque a ajuda de um nutricionista. Ele poderá ajudá-lo a montar um cardápio variado, com todos os alimentos importantes à sua boa nutrição e saúde.

Referências bibliográficas

1.   Leticia González Cernadas et. al. Importancia de los aspectos nutricionales en el proceso inflamatorio de pacientes con artritis reumatoide; una revisión. Nutr Hosp. 2014;29(2):237-245.

2.   Bruna Nolasco Siqueira Silva et al. Ingestão de antioxidantes em pacientes com artrite reumatoide. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.60 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2014.

3.   Alice Mesquita Zimmermann e Vanessa Ramos Kirsten. Alimentos com função antioxidante em doenças crônicas: uma abordagem clínica. Disc. Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 9, n. 1, p. 51-68, 2008.

4.   Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

Central de Atendimento - 0800 771 2550

Atendimento de segunda a sexta das 8h às 20h

WhatsApp - 11 941950709